quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Diga quem te financias e te direi a quem representas - parte 2

Continuando o tema do financiamento das campanhas eleitorais, faz-se mister avaliar três notícias acerca dos gastos até o momento corrente. Ainda antes do 1º turno, haviam avaliações das maiores máquinas partidárias de que neste ano houvera um aumento considerável nos gastos para se eleger alguém para cargo legislativo federal, seja na câmara ou no senado. Foi veiculado no jornal "O Globo", 19/10/2010, reportagem de Uirá Machado:

Lideranças dos quatro partidos que mais gastaram nas eleições congressuais em 2006 -PSDB, PMDB, DEM e PT- afirmam que, neste ano, uma cadeira na Câmara dos Deputados não sai por menos de R$ 1 milhão.Há quem diga que o custo médio de uma campanha vencedora de um candidato a deputado deverá ficar em torno de R$ 3 milhões. Nas eleições de 2006, os valores declarados pelos eleitos para a Câmara ficou bem abaixo dessa estimativa. Segundo a prestação de contas oficial, o custo médio das campanhas vitoriosas foi de R$ 503 mil...O cenário inflacionado se repete na disputa entre os candidatos a senador.
Em 2006, os 27 candidatos que se elegeram para essa Casa gastaram em média R$ 1,3 milhão. Neste ano, as campanhas vencedoras devem arrecadar um mínimo de R$ 4 milhões, podendo chegar até a R$ 15 milhões.

Ou seja, os valores referentes aos gastos das campanhas eleitorais no mínimo duplicaram em relação ao pleito anterior para o preenchimento de vagas no congresso nacional. Os(as) candidatos(as) tiveram que correr atrás de empresários e empresas para poderem levantar fundos que cobrissem os gastos previstos. E a quem tais deputados e senadores representarão ? Na fria e morta letra da lei, os cidadãos de seus estados. Contudo, não é necessário um esforço desmedido para desconfiarmos e na verdade asseverarmos que os de fato representados serão os grandes doadores. Acompanhemos a próxima legislatura no tocante a questões candentes, de grande monta, estratégicas e que por esse motivo atentem contra poucos mas grandes interesses.

Já no dia 20/10, uma matéria veiculada no Estado de São Paulo, discorre sobre o aumento da previsão de gastos e a corrida em desabalada carreira de petistas e tucanos junto aos polpudos bolsos dos capitalistas nacionais:

Na tentativa de aumentar a arrecadação na reta final da campanha eleitoral, o comitê financeiro do presidenciável tucano, José Serra, enviou carta para cerca de 200 empresários que não haviam contribuído no primeiro turno. Arrecadadores do PSDB já avaliam que levantarão R$ 40 milhões a menos que a estimativa inicial....Os empresários procurados desta vez fazem parte de um grupo de companhias menores, que não haviam sido contatadas no primeiro turno, quando foram procuradas as 150 maiores empresas do País....Apesar do esforço extra nas últimas duas semanas de campanha, o PSDB já avalia que não conseguirá alcançar o teto de arrecadação de R$ 180 milhões, informado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No primeiro turno, foram arrecadados cerca de R$ 70 milhões, para fazer frente a R$ 90 milhões em custos com os programas de TV e gráficas, cujas despesas foram sendo faturadas para os próximos meses...
PT. A disputa no segundo turno das eleições presidenciais obrigou o PT a assumir uma despesa extra nos Estados que pode elevar o custo total da campanha de R$ 157 milhões para R$ 191 milhões. No primeiro turno, segundo o tesoureiro da campanha, José de Filippi Júnior, já foram arrecadados cerca de R$ 100 milhões e gastos R$ 95 milhões. O partido agora inicia novos contatos com potenciais doadores para arrecadar os R$ 91 milhões restantes para o segundo turno. "Os gastos totais devem ficar em R$ 176 milhões para o comitê de Dilma e outros R$ 15 milhões para o de Michel Temer (PMDB)", disse o tesoureiro. O PT estimava gasto para o segundo turno de até R$ 8 milhões nos Estados só para a disputa presidencial, mas o valor agora já foi revisto para R$ 25 milhões. É por conta desta diferença, segundo Filippi, que o montante global precisou ser reavaliado.

Sejamos sinceros, com campanhas que arrecadarão tais montantes, quem mais elas representam a não ser o grande capital ? 
E num país de dimensões continentais como o nosso, a publicização dos candidatos se dá nesses valores mesmos e que tendem a aumentar a cada ano.
Ou seja, a democracia nos marcos do capitalismo é uma farsa, não sendo nada mais do que uma pluto(ricos) + cracia (poder), pois quem financia faz com que alguns tenham mais publicidade e probabilidade de eleição. Após esta, quando já no poder, representarão a quem ? Aos poucos e grandes interesses dos capitalistas ou aos muitos e pequenos interesses da classe trabalhadora ?
Mistééééériooooooooooooooooooooooooooooooooooo !!!!!!!!!!!!!!!!
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