segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Helena, não a de Tróia, mas de Dublin e que mora nas ruas de Sampa

Mt 25,40: "Então o Rei lhes responderá: Em verdade, vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que fizestes !"

Caríssim@s, nesta 2ª feira (26/01), estava eu a tomar mais um mate-açaí-guaraná, num "Rei do Mate" defronte ao meu trampo quando eis que uma senhora de curtos cabelos grisalhos, 1,70m, aparentando uns 60 e tantos anos, adentra o minúsculo recinto do café/bar.
Portando no peito um crucifixo prateado, ela vem ao meu encontro e com um inconfundível sotaque anglo-saxônico ela me pede licença. Pede a uma das atendentes que lhe arranje um pouco de sal, açúcar e água...Na hora me veio a memória: soro caseiro ! E era isso mesmo.
Puxei conversa então:
- A senhora é Irmã ?
- Como sabe ?
- Cabelos curtos, crucifixo no peito e sotaque estrangeiro me fizeram lembrar da Irmã Dorothy.
- Ah, sempre me dizem isso. Sou irmã sim. Estou dormindo nas ruas com os meninos de rua.
- De onde a senhora é ?
- Irlanda
- Dublin ?
- Sim, isso.
E por aí foi...disse que era a única irmã da sua congregação - a qual não me recordo, Missionárias...- e que capacitava pessoas para trabalhar com as crianças/adolescentes em situação de risco, muitos deles que vivem na famigerada "cracolândia"...
Dei parabéns a ela e lhe roguei as Bençãos de Deus....
De Dublin para as ruas mais abjetas de Sampa, Deus enviou um anjo para ensinar mais uma vez a mim e a todos que o Evangelho é uma palavra cortante, que queima - assim como o anel de Tucum - em todo aquele que se diz dele seguidor, mas de fato não age segundo o prescrito.
Obrigado a Deus por conhecer esta Irmã, religiosa da Libertação, mais uma militante do Reino dos Céus, Reino da Vida.

3 comentários:

André disse...

Nobre amigo quando li fiquei eu aqui me perguntando, e eu o que faço?
Obrigado por compartilhar em seu blog este momento, tenho certeza que esta irmã esta fazendo sim a obra de Cristo - militante do Evangelho - que Deus abençoe.
Vamos nós exercermos este papel "Militantes do Evangelho" assim como o Apostolo Paulo.

É dilson que o povo fala disse...

Meu velho, você já faz um trabalho para Cristo.
Desde quando era adolescente, decerto que já militava, que já tentava mudar o mundo - ou pelo menos parte dele - e mudar para melhor. Nem todos têm a vocação que essa senhora tem. Acho que, eu, você e muito mais pessoas não tem. Continuemos a fazer o que fazemos e inventemos modos outros de continuar militando. Um dia, depois de tanta luta, depois de tanto gás lacrimogênio, depois de tanta bandeira carregada, de tanta roupa vermelha vestida, iremos descansar na paz do Senhor....Vigiemos para não fraquejar.
Abraços meu amigo.

Cristiana disse...

Mano Ed, tenho a alegria de ter dado aulas de português para a Ir. Helena, que é mesmo um anjo! Há décadas trabalhando com as crianças de rua de SP. Tb tenho a alegria de lhe dizer que a conheci num retiro com as monjas beneditinas de Campos do Jordão, durante a oração que sustenta sua ação. Nada surpreendente qdo nos lembramos que os maiores nomes da TL eram pessoas de oração profunda (são Helder Câmara, são Luciano Mendes, são Oscar Romero).